Considerando que o importante não é a forma, mas a prática de uma concepção de avaliação que privilegia a aprendizagem, é correto afirmar que não é fundamental
avaliar como condição para a mudança de prática e para o redimensionamento do processo de ensino-aprendizagem. Em dia de prova, a professora deve falar: hoje, vamos fazer uma prova que servirá de base para a avaliação de vocês..
avaliar como parte do processo de ensino e de aprendizagem: não se ensina sem avaliar, não se aprende sem avaliar. Em dia de prova, a professora deve falar: hoje, vamos fazer um teste que servirá de base para a avaliação de vocês..
romper a falsa dicotomia entre ensino e avaliação, como se esta fosse apenas o final de um processo. O que o estudante demonstrou não conhecer em um momento poderá vir a conhecer em outro.
reafirmar que a unidade educacional é um local onde se aprende um determinado conteúdo escolar, diferentemente de outros lugares como igrejas, associações, clubes que são espaços onde se aprende a construir relações com as coisas (mundo natural) e com as pessoas (mundo social). Em dia de prova, a professora deve falar: hoje faremos uma avaliação..
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...