Questão número 69447

A vice-diretora de uma escola recebeu uma professora que apresentava a produção de um aluno, dizendo que se tratava de um aluno fraco, sem rendimento, indisciplinado e grosseiro. A professora fechou seu diagnóstico com base nos testes e nas provas e concluía sobre a necessidade de apoio psicológico e até o afastamento temporário da sala de aula para não prejudicar os demais, pois, segundo ela, por causa de um, a turma toda fica rebelde. Tal postura e essa prática estão imbuídas de concepções, representações, sentidos e expressam certo modo de ver o mundo. Esse certo modo de ver o mundo, que está imbricado na ação da professora, trouxe para sua ação reflexos da cultura e de práticas vividas, no que tange à avaliação escolar, que estão muito impregnados pela lógica

  • A.

    da mudança. A professora entende que a avaliação é uma atividade orientada para o futuro. Avalia-se para tentar manter ou melhorar a atuação futura. Essa é a base da distinção entre medir e avaliar. Medir refere-se ao presente e ao passado e visa a obter informações a respeito do progresso efetuado pelos estudantes. Avaliar refere-se à reflexão sobre as informações obtidas com vistas a planejar o futuro.

  • B.

    do acompanhamento do desenvolvimento do estudante. Para a professora, a avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico. Este processo inclui outras ações que implicam a própria formulação dos objetivos da ação educativa, a definição de seus conteúdos e métodos, entre outros. A avaliação, portanto, sendo parte de um processo maior, deve ser usada tanto no sentido de um acompanhamento do desenvolvimento do estudante como no sentido de uma apreciação final sobre o que este estudante pôde obter em um determinado período, sempre com vistas a planejar ações educativas futuras.

  • C.

    da inclusão, do diálogo, da construção da autonomia, da mediação, da participação, da construção da responsabilidade com o coletivo. A perspectiva de avaliação da professora alinha-se com a proposta de uma escola mais democrática, inclusiva, que considera as infindáveis possibilidades de realização de aprendizagens por parte dos estudantes. Essa concepção de avaliação parte do princípio de que todas as pessoas são capazes de aprender e de que as ações educativas, as estratégias de ensino, os conteúdos das disciplinas devem ser planejados a partir dessas infinitas possibilidades de aprender dos estudantes.

  • D.

    da classificação e da seleção. A professora usa as notas escolares para colocar os avaliados em uma situação classificatória. A cultura meritocrática naturaliza o uso das notas a fim de classificar os melhores e os piores avaliados. Em termos de educação escolar, os melhores seguirão em frente, os piores voltarão para o início da fila, refazendo todo o caminho percorrido ao longo de um período de estudos.

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