Piaget (1980) atribui grande importância à interação social; para ele, as trocas são indispensáveis, tanto para que as crianças elaborem o pensamento lógico quanto para que os adultos construam as ciências. Contudo, para que tais trocas ocorram se faz necessário o uso de estratégias que possibilitem ao docente criar espaços de interação. Neste sentido, o jogo atualmente é considerado um recurso que auxilia na aprendizagem da matemática. Considerando esta premissa, assinale a afirmativa INCORRETA.
- A. O jogo tem por finalidade ajudar o aluno a desenvolver o seu raciocínio lógico com praticidade, adquirindo habilidades e competências, pois, através desta prática de ensino, é possível construir também relações sociais cujo propósito é aprender a lidar com limite e ações de respeito ao próximo.
- B. Deve‐se deixar o aluno participar da atividade de modo que ele decida o que fazer no jogo, as metas a alcançar; as regras gerais não devem ser determinadas, visto que podem impedir tanto o desenvolvimento intelectual quanto o raciocínio lógico‐matemático. O jogo deve desencadear situações geradoras de conflitos para que estas provoquem a aprendizagem.
- C. Esta estratégia contribui para que os alunos de maneira participativa adquiram e construam o seu conhecimento e ajuda também a desenvolverem suas habilidades e competências, pois quando o professor utiliza o jogo como ponto de partida, ele tem como meta melhorar o desempenho escolar do aluno em termos de notas, produção e compreensão de conteúdos.
- D. O jogo é visto como um recurso gerador de situações desafiadoras para o aluno e que estimula a interação e a discussão em grupo, e as ações e as competências desenvolvidas ao jogar vão transformando as propriedades das crianças, caracterizando um conjunto de ações adequadas à atividade proposta. Como consequências podem ser transferidas para outros meios.