A concepção de ciclo objetiva um ensino que procura privilegiar o que é mais significativo em cada período de formação dos sujeitos. Considera como material escolar aqueles saberes e valores que fazem parte do dia-a-dia de cada um. Preocupa-se com a formação da identidade social e, ainda, procura reconhecer o aluno naquilo que lhe é particular num processo contínuo de avaliação. Propostas de ciclos organizam-se de maneiras diferentes. Algumas delas apoiam-se nas fases de desenvolvimento da criança, do pré-adolescente e do adolescente. Num contexto como este, um Professor deve pautar a organização do seu trabalho nas seguintes coordenadas, EXCETO:
Definição de um plano de trabalho organizado a partir de vínculos entre o currículo formal e o currículo da prática social.
Desenvolvimento de atividades ricas, capazes de canalizar o interesse e a participação, segundo a faixa de idade dos alunos.
Identificação das aprendizagens prévias que constituem requisitos básicos para a definição das seqüências de conteúdos a serem ensinados, obrigatoriamente.
Reconhecimento de características de ordem pessoal, relacionadas às diferenças individuais dos alunos para que todos possam ser devidamente atendidos.
Reconhecimento das experiências socioculturais dos alunos, para a compreensão das relações cognitivas que podem ser estabelecidas, valorizando a realidade do aluno.
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