Uma professora percebeu que sua turma de 1º ano do Ensino Médio estava apresentando muitas dificuldades em relação às irregularidades ortográficas S, SS e Ç. Isso somente foi notado a partir de levantamento e tabulação dos erros cometidos pelos alunos em suas produções textuais durante todo o trimestre. Assim, a professora, embora não tivesse previsto desenvolver esse conteúdo no planejamento anual, elaborou uma sequência didática para desenvolver o conteúdo apontado, a fim de contribuir para amenizar a presença de erros nos textos dos alunos. O coordenador pedagógico considerou a ação da professora bastante pertinente no que se refere ao currículo repensado a partir de avaliação e solicitou que ela compartilhasse na reunião de trabalho com os professores sua vivência relatada. Acerca desse assunto, é correto afirmar que
a avaliação feita pela professora na etapa descrita é somativa, pois agregou um novo saber àquele já desenvolvido, embora não estivesse previsto no currículo da série.
a avaliação feita pela professora é classificatória, pois verificar dados e tabulá-los mostra que alguns alunos sabem determinados conteúdos e outros alunos não sabem.
a avaliação feita pela professora é formativa, pois reorientou o processo a partir de uma necessidade real dos alunos.
a avaliação feita pela professora pode, na verdade, ser considerada falha, pois se desviou do programa inicial e, provavelmente, ao final do ano não serão cumpridos os objetivos essenciais, o que não foi notado pelo coordenador.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...