Um coordenador pedagógico diz que seu dia a dia compõe-se de resolver situações emergenciais, como problemas de relacionamento entre alunos, telefonar para as famílias cujos alunos aguardam na escola após o horário da saída e entregar materiais para os professores nas salas de aula. Na verdade, se houvesse a delegação de funções de uma forma mais efetiva na escola, poderiam ser priorizadas as atividades que realmente fazem parte da rotina do coordenador pedagógico, como
organizar e executar horários coletivos de trabalho pedagógico, investir em sua formação pessoal e atuar diretamente junto ao grupo de professores, observando práticas e planejamentos e qualificando o trabalho.
ler comunicados referentes às atividades que envolvem professores e alunos e elaborar a rotina como uma estrutura estável.
suprir a ausência de professores em sala de aula, discutir projetos desenvolvidos na escola e preparar-se pedagógica e conceitualmente para os horários coletivos de trabalho pedagógico.
promover o desenvolvimento profissional dos professores, suprir a ausência deles em sala de aula e ler comunicados que envolvam os professores.
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