A professora de Geografia dos 2os anos do Ensino Médio realiza a avaliação dos alunos da seguinte forma: leciona de acordo com seu planejamento durante todo o trimestre e, ao final, aplica uma prova individual, sem consulta e com prazo previamente definido de execução. Ao observar a recorrência de notas baixas dos 2os anos e o insucesso dos alunos, a coordenadora propôs que a professora diversificasse a avaliação e favorecesse o conhecimento dos alunos até em momentos avaliativos. Além disso, a coordenadora mencionou que a avaliação também serve de parâmetro para verificar o trabalho docente que conteúdos precisam ser melhor desenvolvidos, o que os alunos compreenderam bem e o que precisa ser alterado na didática docente. Nesse sentido, sobre avaliação diagnóstica, formativa e classificatória, é correto afirmar que
a avaliação classificatória ou somativa não tem foco no resultado final.
a avaliação formativa é aplicável apenas ao professor, o aluno não tem consciência de seu processo de aprendizagem, sobretudo quando se encontra nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
a avaliação formativa faz parte da cultura escolar, pois ao final do ano o aluno tem contato com sua nota obtida e a partir dela sabe se foi promovido para o ano seguinte ou não.
a avaliação diagnóstica favorece a identificação dos conhecimentos prévios dos alunos e possibilita a reflexão do professor em relação às intervenções que devem ser feitas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...