"O livro didático não pode ser ignorado. Sua presença tem sido muito forte na prática pedagógica dos professores, constituindo-se, às vezes, no único referencial para seu trabalho em sala-de-aula. Essa situação precisa ser revertida". (A Escola e Sua Função Social - Raízes e Asas - nº 1 - pág. 30)
Ao debater o livro didático com a equipe de professores, o Supervisor Educacional comprometido com a transformação da realidade social diria que:
I - independentemente da forma como é apresentado, o importante é analisar se o livro didático contém o conteúdo.
II - o professor é o sujeito que dá a direção e o livro didático é um recurso de apoio.
III - o livro didático não pode ser absolutizado, mas colocado a serviço da ação pedagógica planejada pelo professor.
IV - o livro didático é um recurso técnico; portanto, é ideologicamente neutro e deve ser avaliado somente por critérios técnicos.
Estão corretas as respostas
I e II;
II e IV;
II e III;
I, II e III;
I e IV.
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