Para a efetivação dos objetivos educacionais, faz-se indispensável que cada instituição construa um documento com a função de planejamento global de sua ação educativa. Nos meios educacionais, o referido documento é conhecido como Projeto Educativo ou Proposta Político-Pedagógica (PPP). A inovação emancipatória procura maior comunicação e diálogo com os saberes locais e com os diferentes atores e realiza-se em um contexto que é histórico e social, porque humano. O Projeto Político- Pedagógico, carregando o caráter de projeto de sua origem etimológica latina (projectu), na perspectiva emancipatória, cumpre a função
de dar um rumo, uma direção à instituição. O projeto de escola é sempre uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Com a participação da comunidade educativa, define as ações formativas e as características necessárias à escola para cumprir seus propósitos e sua intencionalidade, integrando o processo com o produto.
legal e atende aos aspectos relacionados ao cumprimento de sua formalização textual. Compete à Supervisão Educacional orientar as escolas no processo de elaboração do Projeto Político- Pedagógico, distribuindo um roteiro, pois trata de um documento obrigatório.
de organizar anualmente a unidade escolar, numa visão sistêmica. O Projeto Político-Pedagógico envolve um conjunto de atividades que vão gerar um produto: um documento pronto e acabado. Diante da impossibilidade de construir consenso, devido à diversidade de interesses e atores presentes, compete à gestão minimizar o processo de produção coletiva.
de ordenar e quantificar dados e fenômenos do processo escolar. Parte do pressuposto que os fins já estão dados e definidos e que a inovação e ação da escola incide sobre os meios. A participação é formal, legitimadora de um controle burocrático, imposta pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...