Questão número 69760

A partir da ação e interação com o mundo (a natureza, as pessoas, os objetos) e das práticas culturais, a criança constitui o que se chama de função simbólica, ou seja, a possibilidade de representar, mentalmente, por símbolos, o que ela experiencia, sensivelmente, no real. O desenvolvimento da função simbólica no ser humano é de extrema importância, uma vez que é por meio do exercício desta função que o ser humano pode

  • A.

    desenvolver a percepção e a memória. A percepção é realizada pelos cinco sentidos externos. O ser humano desenvolve estes sentidos desde que não haja impedimentos nos órgãos dos sentidos ou nas estruturas cerebrais. Os sentidos funcionam com interdependência, o que tem uma relevância fundamental para os professores, pois o ensino deve mobilizar várias dimensões da percepção para que o aluno possa “guardar” conteúdos na memória de longa duração.

  • B.

    arquivar, evocar e esquecer. Ela é modulada pela emoção, isto quer dizer que os estados emocionais podem interferir no comportamento. Em sala de aula, não é somente o conteúdo que motiva, mas, sobretudo, como o professor trabalha com este, seja ele da escrita, artes ou ciências.

  • C.

    unir elementos percebidos e experiências em novas redes de conexão. O funcionamento dessa função e seu desenvolvimento, embora relacionados às outras funções psicológicas superiores, têm uma grande autonomia e se manifestam tanto na ação como no ato de aprender.

  • D.

    construir significados e acumular conhecimentos. É a atividade mais básica das ações que acontecem na escola, tanto do educador como do educando. Quando os elementos do currículo não mobilizam adequadamente o exercício desta função, a aprendizagem não se concretiza.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...