Em relação à avaliação do processo de ensino e aprendizagem proposta pelo texto, é correto afirmar que
a avaliação escolar é a avaliação do rendimento dos alunos como algo que recai exclusivamente sobre eles. A avaliação tem caráter descritivo, interpretativo e tem a tarefa de realizar juízos de valor. O ensino deve ser visto também como arte, e o professor, como um artista.
a avaliação deve fundamentalmente fornecer informações para quem tem de tomar decisões no que diz respeito ao ensino. A questão central é a busca da qualidade da informação, que precisa ser clara, oportuna, exata e válida. O objetivo é o aperfeiçoamento do ensino.
a avaliação deve considerar dois aspectos: a análise do processo de ensino visando intervir para seu aperfeiçoamento avaliação formativa; a análise dos resultados, tantos os previstos nos objetivos como os imprevistos avaliação somativa. Dessa forma, o avaliador não deve se fixar apenas nos resultados previstos.
a avaliação deve ser holística analisando os diversos intervenientes no processo de ensinoaprendizagem , e contribuir para a análise da própria avaliação, meta-avaliação. É fundamental que a avaliação assuma uma vertente crítica e reflexiva da própria ação, a fim de analisar e melhorar essa mesma ação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...