"Como posso atender os alunos com dificuldades visuais e auditivas de minha sala de aula, se não entendo nada desse assunto e tenho mais 34 alunos para ensinar? O discurso da inclusão não pode ser tomado a sério quando se pede para trabalhar sem nenhum suporte de trabalho para os professores, que têm que 'ser abertos' e sempre entenderem as dificuldades dos alunos."
Este desabafo, de uma professora da rede estadual de ensino, pode ser discutido à luz das normas fixadas na Deliberação CEE no 5/2000, quando esta explicita que o trabalho pedagógico com alunos que apresentam necessidades educacionais especiais nas classes comuns deve envolver
I. materiais didáticos auxiliares e mobiliário adequado nas salas de ensino comum.
II. acompanhamento e reforço contínuo por parte do professor da classe.
III. trabalho suplementar com professor especialista, quando for o caso.
IV. acompanhamento contínuo por parte da coordenação pedagógica da escola ao professor e devida formação específica em horário determinado.
Estão corretas APENAS as afirmativas
I, II e III
I, III e IV
II, III e IV
I e II
III e IV
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...