"Nas Histórias da Educação Infantil Brasileira, pode-se constatar que as creches se caracterizaram pelo atendimento às crianças mais novas e que surgiram como trabalho beneficente para o atendimento às populações de mais baixa renda (...) Já os jardins da infância e as pré-escolas voltaramse para a faixa dos três ou quatro a seis anos e vincularam-se aos órgãos ou sistemas educacionais. No entanto, o fato de uma vincular-se a órgãos assistenciais e as outras duas vincularem-se à educação não implica afirmar que a primeira seria 'assistencial/assistencialista' e as demais educacionais."
Moysés Kuhlmann Jr. afirma que todas as instituições de educação infantil sempre tiveram (e têm) um projeto educacional e que a distinção que se pode fazer é entre
um currículo educacional construído por um projeto profissional, com professores formados, e um projeto voluntário, com monitores leigos.
os programas voltados aos mais pobres e aqueles destinados às camadas médias ou mais abastadas da população brasileira.
as propostas de projetos conservadores e projetos progressistas.
programas elaborados por especialistas e programas organizados com e pela comunidade.
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