Questão número 69848

Celestino Alves da Silva Jr. destaca que, na história do sistema escolar brasileiro, a tríade Supervisão, Currículo e Avaliação tem sofrido revisões de seu significado, não só em cada um de seus três termos, mas também na relação entre eles. Enquanto se consolida ampla política governamental de avaliação educacional, a atual discussão sobre currículo é dinamizada por três idéias-força: a da autonomia da escola, a do projeto pedagógico e a do trabalho coletivo. Para o autor isto indica

  • A.

    um golpe fatal na supervisão que se desmoralizará por não estar preparada para a complexa tarefa de coordenar a elaboração do projeto educativo, resguardado o direito da autonomia pedagógica de cada unidade escolar.

  • B.

    um novo desafio para a legitimidade da função supervisora, em termos de sua atuação na coordenação do trabalho coletivo para os processos de construção da autonomia da escola e de elaboração de seu projeto pedagógico.

  • C.

    um novo alento para a supervisão, pois ela se tornou imprescindível para viabilizar os procedimentos básicos ligados ao programa de avaliação de desempenho do aluno, tanto no nível nacional quanto no estadual.

  • D.

    um movimento passageiro, mais ao nível do discurso político, como conseqüência dos acordos internacionais e elemento necessariamente presente, quando das prestações de contas dos financiamentos externos.

  • E.

    um equívoco de encaminhamento dos termos da tríade, pois avaliação centralizadora é incompatível com projeto pedagógico e autonomia da escola.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...