Maria Aparecida Baccega analisa a presença e a força dos meios de comunicação, sobretudo a televisão que transforma acontecimentos em espetáculos e atinge muitas vezes em tempo real, sociedades que vivem tempos históricos e culturais díspares, divulgando idéias e valores, normas e regras, sob forma prescritiva, objetivando o apagamento das diferenças com explicações ideológicas sobre as desigualdades. E entende que cabe à Escola re-significar seu papel e
instalar progressivamente um aparelho de TV e vídeo em cada sala de aula, para incentivar os alunos a realizarem atividades para depois assistirem seus programas preferidos como prêmio.
utilizar largamente os programas televisivos na escola, pois neles as crianças prestam atenção e ao assisti-los não causam problemas de disciplina.
orientar os alunos, mas sobretudo os pais, indicando um elenco de programas educativos que eles deverão asisistir, fazendo cobrança disso com trabalhos escolares.
denunciar o caráter ideológico das mensagens televisivas aos conselhos de ética e ao Ministério Público, exigindo providências.
desvelar como opera a ideologia, ensinando a ler as formas simbólicas que circulam na mídia, de modo a perceber como elas conformam a realidade.
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