Questão número 69858

Para a formação profissional do magistério, Muramoto distingue três níveis de formação:

          – o da classe social de origem;

         – o acadêmico ou escolar;

        – o do exercício da profissão.

Defende que este último pode ser um nível privilegiado de formação desde que:

  • A.

    haja horários de trabalho pedagógico conjunto, controlado pela direção/coordenação para garantir que os professores tenham formação continuada.

  • B.

    haja convênios de formação continuada do sistema de ensino ou da escola, com boas universidades que lhes ofereçam cursos de atualização, com qualidade.

  • C.

    a formação inicial tenha sido consistente e sejam pagos salários compensadores aos professores para que os melhores não se evadam para outros campos de trabalho.

  • D.

    a cultura da classe social de origem dos professores não seja muito defasada em relação ao nível cultural, desejável de um professor.

  • E.

    haja condições institucionais de diálogo entre pares e reflexão sobre o trabalho pedagógico em andamento, visando a reconstruí-lo.

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