"Em muitas sociedades é grave a crise da escola pública e a crescente fragmentação do sistema de ensino – grupos sociais, em geral os mais pobres, só têm acesso a determinadas escolas públicas, e outras faixas da população, de maior poder aquisitivo, freqüentam as melhores escolas públicas e escolas particulares consideradas de excelência."
Segundo Vera Maria Candau, esta crescente diferenciação do sistema traduz também uma equação de menor a maior qualidade e visibiliza a tendência
à inserção da educação na lógica do mercado, como um produto que se compra, segundo as possibilidades econômicas de cada um.
dos profissionais da educação a descomprometerem-se com uma escola de qualidade na rede pública, privilegiando seu trabalho na rede privada.
equivocada de procurar responsabilizar a falta da qualidade do ensino na formação dos educadores.
de responsabilização somente aos órgãos centrais da oferta de uma educação de qualidade a todos.
à atuação dos órgãos administrativos centrais no estabelecimento de políticas educacionais que priorizam o acesso e não a qualidade de ensino.
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