De acordo com Libâneo, para desenvolver a abordagem das tendências pedagógicas utiliza‐se como critério a posição que cada tendência adota em relação às finalidades sociais da escola. Considerando este pressuposto e o papel da escola, diante de cada uma das tendências pedagógicas, assinale a alternativa correta.
- A. Na tendência liberal tecnicista, a atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da escola é com a cultura, os problemas sociais pertencem à sociedade.
- B. Na tendência liberal renovada progressivista, a atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da escola é com a cultura, os problemas sociais pertencem à sociedade.
- C. Na tendência liberal renovada não diretiva, acentua‐se o papel da escola na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Todo esforço está em estabelecer um clima favorável a uma mudança dentro do indivíduo, isto é, a uma adequação pessoal às solicitações do ambiente.
- D. Na escola liberal tradicional, em um sistema social, harmônico, orgânico e funcional, a escola funciona como modeladora do comportamento humano, através de técnicas específicas. À educação escolar compete organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, úteis e necessários para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social global.