No mito da caverna, Platão ilustra seu pensamento sobre a tarefa do filósofo. Assinale a alternativa que mais explicita esta tarefa:
O filósofo é aquele prisioneiro que soltando-se das amarras, dirige-se para fora da caverna e após conhecer as coisas como elas são, regressaria à caverna a fim de libertar os outros prisioneiros, mesmo correndo o risco de não ser entendido ou até mesmo ser assassinado por eles.
O filósofo é aquele prisioneiro que se soltando das amarras, dirige-se para o fundo da caverna a fim de ver melhor os contornos das sombras, após volta-se para os outros prisioneiros a fim de libertá-los.
O filósofo não necessita soltar-se das amarras; ali dentro da caverna, vislumbrando as sombras das coisas, ele consegue conhecer as coisas como são e por sua vez explicar aos outros prisioneiros.
O filósofo é aquele prisioneiro que se soltando das amarras dirige-se para fora da caverna, passa a contemplar as coisas e assim deixa de viver das aparências.
O filósofo conjuntamente com os outros prisioneiros soltam-se das amarras e dirigem-se para fora da caverna, não precisando voltar, pois todos têm a capacidade de entender a conhecer as coisas como elas são.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...