Paulo Freire é conhecido internacionalmente como um grande pedagogo brasileiro. Dedicou sua vida nas temáticas relacionadas a alfabetização de jovens e adultos. Suas idéias consideram que o importante não é a pura e mecânica transmissão de conhecimentos mas o despertar de uma nova relação com a experiência vivida. Em relação a pedagogia libertadora proposta por Paulo Freire é correto afirmar que:
Na alfabetização de adultos a motivação se dá a partir da codificação de uma situação problema, da qual, não se toma distância para analisá-la criticamente.
Por ser um ato de conhecimento o processo de alfabetização de adultos demanda uma relação de autêntico diálogo, onde a mensagem prioritária é a do professor.
Na alfabetização de adultos, o diálogo é método básico, assim, a relação é vertical. Educador e educandos se posicionam como sujeitos do conhecimento.
Na alfabetização de adultos admite-se, durante o processo, a avaliação da prática vivenciada, entre o educador e o educando, sem o que a relação pedagógica perde em consistência e cumplicidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...