Ao falarmos em função social da escola, implícita necessariamente entendermos como organizar e dirigir situações de aprendizagem. Para Perrenoud (2000, p.25) "organizar e dirigir situações de aprendizagem é manter um espaço justo, para tais procedimentos. É, sobretudo, despender energia e tempo e dispor das competências profissionais necessárias para imaginar e criar outros tipos de situações de aprendizagem". Diante de tal enunciado é correto afirmar:
Não é necessário trabalhar a partir das representações dos alunos, pois, quanto se objetiva os conteúdos, estas representações já estão implícitas.
Não se faz necessário garantir pleno envolvimento dos alunos no planejamento, pois o que a comunidade espera da escola, é que seus filhos aprendam o conhecimento cientifico produzido historicamente, sem aplicabilidade social.
É necessário conhecer, para determinada disciplina, os conteúdos a serem ensinados e a sua tradução em objetivos de aprendizagem.
O professor deve somente trabalhar a partir dos acertos pedagógicos, pois os erros são obstáculos constantes a aprendizagem.
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