Para Sarmento e Pinto (1997), os estudos de Ariès têm o mérito de ter proporcionado a consciência de que aquilo que parecia um fenômeno natural e universal era afinal o resultado de uma construção das sociedades moderna e contemporânea. Para eles:
- A. as grandes corporações têm tomado conta de garantir às crianças o seu lazer, não importa de que camada social elas provenham.
- B. o papel do adulto frente ao desenvolvimento infantil, cabendo-lhe proporcionar experiências diversificadas e enriquecedoras, a fim de que as crianças possam fortalecer e desenvolver suas capacidades.
- C. à medida que foram criadas novas perspectivas educacionais, a partir da invenção da infância, a família e a escola criam instrumentos de disciplinarização e gerenciamento, colocando a criança como aluno.
- D. as relações ocorrem dentro de um contexto histórico e social, no qual a cultura desempenha um papel fundamental, fornecendo ao indivíduo os sistemas simbólicos de representação da realidade.
- E. a inteligência já é capaz de empregar símbolos e signos, ainda lhe falta a reversibilidade, ou seja, a capacidade de pensar simultaneamente o estado inicial e o final de alguma transformação efetuada sobre os objetos.