Alguns educadores e pesquisadores têm voltado sua atenção para a  organização dos espaços para o cuidado e educação, também, de bebês. Para  ROSSETTI-FERREIRA (2007):
						
						-                              A.                                                  o berçário deve ter espaços programados para dar à criança a oportunidade de  se movimentar, interagindo tanto com objetos como com a professora. Devemse  oferecer ao bebê situações desafiadoras, possibilitando o desenvolvimento de  suas capacidades.
-                              B.                                                  o espaço do berçário precisa levar em conta três partes da sala: o chão, o teto  e as paredes. Em cada uma dessas partes, há possibilidades de garantir  experiências interessantes e desafios para as crianças, por meio do uso de  divisórias de diversos tamanhos e em diversas alturas, caixas de papelão  recortadas e transformadas, brinquedos, canaletas para os bebês passarem por  dentro, muretas para impedi-los de seguir em frente e obrigá-los a  experimentar outros trajetos, cortinas, espelhos, móbiles.
-                              C.                                                  os espaços devem ser sempre atraentes e estimulantes para os bebês. O  interessante é manter o espaço permanente como forma de oferecer mais  segurança.
-                              D.                                                  existe uma boa forma de arrumar o berçário, organizando-o com colchonetes,  caixas vazadas, móveis baixos, que permite as cuidadoras observar todo o movimento da sala e o bebê também. Dessa forma, o bebê pode tranquilamente  ir em busca de um objeto que tenha despertado sua curiosidade, pois ele está  vendo que o educador continua na sala.
-                              E.                                                  é preciso oferecer espaços com propostas diferenciadas, situações diversificadas,  que ampliem as possibilidades de exploração. As crianças ampliam  suas possibilidades de exercitar a autonomia, a liberdade, a iniciativa, a livre  escolha, quando o espaço está adequadamente organizado.