De acordo com Rinaldi, se a criança é portadora de teorias, interpretações, perguntas, ela é co-protagonista do processo de construção do conhecimento. Neste processo, o lugar do registro e da documentação na infância se dá:
- A. pela evolução do raciocínio lógico das crianças e para o professor compreender e refletir sua ação pedagógica sobre a aprendizagem das crianças.
- B. pelo caminho traçado das ações realizadas com as crianças durante um período a partir dos resultados positivos, podendo ser usadas na avaliação.
- C. pelo olhar do professor sobre suas ações pedagógicas, com um olhar crítico, reflexivo a respeito de sua caminhada pedagógica. É uma forma de memória escolar da criança.
- D. pelo caráter fundamentado das escritas do professor que tem a finalidade de contemplar a criança em sua objetividade, para não haver conclusões contraditórias sobre a aprendizagem.
- E. como meio importante na construção da memória, pois, através deste, a história é marcada pelas manifestações artísticas das crianças.