É tarefa dos educadores organizar o espaço e o tempo das escolas infantis, sempre levando em conta o objetivo de proporcionar o desenvolvimento das crianças. Maria Carmen Silveira Barbosa e Maria da Graça Souza Horn pesquisam a organização do espaço e do tempo na escola infantil e afirmam:
- A. organizar o cotidiano das crianças da Educação Infantil pressupõe pensar que o estabelecimento de uma sequência básica de atividades diárias é, antes de mais nada, o resultado da leitura que fazemos do nosso grupo de crianças, a partir, principalmente, de seus interesses.
- B. que este conhecimento é fundamental na estruturação do ambiente escolar já que considera o trabalho que a professora pretende desenvolver.
- C. que são necessários momentos únicos, organizados de acordo com as necessidades biológicas, psicológicas, sociais e históricas das crianças.
- D. o modo como organizamos materiais e móveis, e a forma como crianças e adultos ocupam esse espaço e como interagem com ele são reveladores de uma concepção pedagógica.
- E. deveria-se considerar as necessidades relacionadas ao repouso, alimentação, higiene de cada criança, levando-se em conta sua faixa etária e suas características pessoais, assim como as expectativas da família em relação à escola.