As relações espaciais topológicas elementares começam a ser estabelecidas pela criança desde o nascimento. "São as relações espaciais que se estabelecem no espaço mais próximo, usando referenciais elementares como: dentro, fora, ao lado, na frente, trás, perto, longe, etc. Não são consideradas distâncias, medidas e ângulos." (Almeida e Passini. Pág.31)
O professor de geografia das séries iniciais do Ensino Fundamental I deve considerar a percepção espacial desenvolvida nas crianças, exceto
as relações espaciais topológicas elementares não envolvem referenciais preciosos de localização, embora seja a base para o trabalho sobre o espaço geográfico e cartográfico.
as localizações são, portanto, contínuas, e o espaço forma um todo.
a criança percebe que os objetos vizinhos são percebidos no mesmo plano, próximos, contíguos
a percepção da criança de cada elemento e sua relação com os demais leva à relação de envolvimento, que pode ser percebida em uma, duas ou três dimensões
as relações topológicas espaciais se processam na criança na seguinte ordem: vizinhança, envolvimento, separação, ordem e continuidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...