Davis (1992), em seu livro Psicologia na Educação, analisa as contribuições da psicologia para a aprendizagem escolar e destaca as bases psicológicas do desenvolvimento e da aprendizagem. De acordo com seu estudo, é correto afirmar que
a criança se desenvolve em contato com o ambiente e com outras pessoas, embora a aprendizagem só ocorra no ambiente escolar.
devido às condições de pobreza, miséria e privação cultural, em que a maioria das crianças brasileiras vivem, a escola é o único lugar onde ela poderá desenvolver suas hipóteses sobre a língua escrita e a noção de quantidade que lhe permitirá a aprendizagem da matemática.
a escola e o professor possuem papel fundamental na educação de crianças, jovens e adultos, pois, no ambiente escolar, existe uma intenção prévia de criar condições de interação professor-aluno-objeto que propiciem o aprimoramento dos processos de pensamento e da capacidade de aprender. Neste sentido, a psicologia do desenvolvimento e a da aprendizagem poderão auxiliar no desenvolvimento do aluno.
a aprendizagem possui natureza estritamente pedagógica e psicológica, cabendo ao professor o papel fundamental de contribuir para que o aluno supere suas limitações e dificuldades de aprendizagem, decorrentes de sua experiência social.
o ambiente não interfere no desenvolvimento e na aprendizagem, uma vez que ao contrário de outras espécies, as características humanas são biologicamente herdadas.
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