De acordo com Veiga (1996), os princípios norteadores do Projeto Político-Pedagógico são: a igualdade de condições de acesso e permanência na escola; a qualidade; a gestão democrática, a liberdade e a valorização do magistério. Nesta perspectiva, é correto afirmar que
o Projeto Político-Pedagógico é um documento que expressa o desejo coletivo de mudança, devendo ser elaborado internamente, apenas, pelos professores e pela equipe técnica da escola. Ao tomar conhecimento do PPP, os pais, alunos e comunidade poderão acompanhá-lo e seguir suas orientações.
o Projeto Político-Pedagógico é uma ação intencional que se constitui num processo democrático e coletivo de organização e planejamento pedagógico da escola em sua globalidade. Enquanto instrumento de luta, visa superar a fragmentação do trabalho, o autoritarismo e a centralização do poder, na perspectiva de formar cidadãos críticos e participativos na sociedade.
o Projeto Político-Pedagógico é um documento de apoio à prática docente, garantindo, nesse sentido, a autonomia do professor para decidir isoladamente o perfil do cidadão que deseja formar, a metodologia e os critérios de avaliação deve adotar em sala de aula.
no Projeto Político-Pedagógico, estão definidos os conhecimentos e os saberes coletivos que fazem parte dos programas oficiais de ensino com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais e Diretrizes Curriculares Nacionais, devendo ser seguidos, rigorosamente, visando a uma Educação de qualidade.
ao elaborar o Projeto Político-Pedagógico, a escola cria mecanismos democráticos que garantem o repasse de verba direto para a escola, visando solucionar os problemas financeiros.
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