Leia o diálogo abaixo.
"Na sala dos professores, três colegas de trabalho estão corrigindo as provas de seus alunos. Cristina, ao completar a correção da prova de Marcelo, mostra-se feliz com o resultado e exclama:
- É o que eu sempre digo: o que é bom, já nasce feito!
Mara, ao ouvir a fala da colega, imediatamente responde:
- Sinto muito, mas não concordo! Se o que é bom já nasce feito, então qual é o papel da escola? Somos uma tábula rasa, uma folha em branco. O ambiente tem poder decisivo no desenvolvimento humano, já que o aluno é controlado pelos estímulos do professor. O ser humano é fruto do meio em que vive.
Após ouvir suas colegas, Ricardo comentou:
- Bem, acho que não concordo com vocês! Penso que o desenvolvimento humano se dá a partir da interação entre o organismo e o meio, pois ambos se influenciam mutuamente. Sendo assim, acredito na construção do conhecimento como um processo que envolve as interações dos alunos com o mundo físico e social."
De acordo com a situação apresentada, podemos afirmar que as concepções de desenvolvimento dos professores são, respectivamente:
inatista, interacionista e construtivista;
construtivista, comportamentalista e interacionista;
inatista, comportamentalista e interacionista;
inatista, construtivista e interacionista;
comportamentalista, interacionista e construtivista.
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