Após uma excursão com sua turma de crianças de idade de 4-5 anos a um museu da cidade, a professora propõe, em uma situação de rodinha, que as crianças relatem o passeio. De início, as crianças começam a falar desordenadamente e se remetem a fatos isolados. Tendo em vista uma concepção de ensino-aprendizagem pautada na noção de construção do conhecimento, os procedimentos mais adequados da professora são:
possibilitar, a partir de suas perguntas e afirmativas, apoio para as crianças, que aos poucos vão organizando suas idéias e seus relatos.
narrar o passeio, de forma que em um momento posterior, as crianças possam tomá-la como modelo e aprendam a narrar a partir do mecanismo de imitação.
optar por deixar as crianças à vontade, sem propor alguma intervenção, para contar a história dentro de suas possibilidades.
guiar os alunos para repetirem as suas falas.
propor outra atividade por considerar que as crianças ainda não são capazes de elaborar uma narrativa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...