Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
"O fracasso escolar é sempre relativo a uma cultura escolar definida, ou seja, a formas particulares de excelência, a programas e exigências" (Philippe Perrenoud). A respeito do racasso escolar, é correto afirmar que:
ele é sempre o resultado de uma relação pedagógica autoritária.
seu principal responsável é o professor que, por sua vez, é fruto de uma má formação.
há muitos e diferentes fatores que intervêm no fracasso escolar: fatores sociais, econômicos, culturais, pedagógicos, etc. Ele é, finalmente, o resultado do fracasso de muitas outras políticas públicas e não pode ser resolvido apenas pedagogicamente.
o fracasso escolar é inerente à instituição "escola", por isso a ação pedagógica do professor, tentando superá-lo, é inútil.
num sistema democrático e universal de acesso à escola elementar, como o nosso, o fracasso é de inteira responsabilidade de cada aluno.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...