Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A promoção da saúde se faz através da educação, da adoção de estilos de vida saudáveis, do desenvolvimento de aptidões e capacidades individuais, da produção de um ambiente saudável. De acordo com os PCN's, é incorreto afirmar:
A escola deve assumir explicitamente a responsabilidade pela educação para a saúde, já que a conformação de atitudes está fortemente associada a valores e que o professor e toda a comunidade escolar os transmitirão inevitavelmente aos alunos durante o convívio escolar
Concepções sobre saúde, valorização de hábitos e estilos de vida, e atitudes frente às diferentes questões relativas à saúde perpassam todas as áreas de estudo escolar, desde os textos literários, informativos, jornalísticos até os científicos.
O tema transversal "Educação para a Saúde" não pode ser trabalhado por professores de Português, Matemática, História ou Geografia
Espera-se, ao final do ensino fundamental, que os alunos sejam capazes de compreender que a saúde é um direito de todos e uma dimensão essencial do crescimento e desenvolvimento do ser humano.
Higiene corporal, prevenção de doenças e alimentação saudável são tópicos contemplados no tema transversal "Educação para Saúde".
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