Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais, é incorreto afirmar:
Propostas pedagógicas têm procurado trazer contribuições para que se desenvolva uma "Cultura da Paz", no âmbito da escola, baseada em trabalhos sobre tolerância, como ponto de partida no processo de construção do entendimento, do respeito mútuo, da solidariedade.
O estabelecimento de escolas indígenas, com proposta pedagógica, organização administrativa e didática próprias, atende a uma exigência constitucional, traz enriquecimento pedagógico e introduz exigências adicionais na estruturação do sistema nacional de educação.
Ao se trabalhar o tema transversal "Pluralidade Cultural", devem-se encontrar formas de cumprir o princípio constitucional de igualdade, o que exige sensibilidade para a questão da diversidade cultural e ações decididas em relação aos problemas gerados pela injustiça social.
A contribuição da escola na construção da democracia é a de promover os princípios éticos de liberdade, dignidade, respeito mútuo, justiça e eqüidade, solidariedade, diálogo no cotidiano.
Para que a diversidade de etnias seja trabalhada com a devida contextualização, a escola deve agrupar seus alunos em turmas separadas, de etnias indígena, negra, branca, etc., para resgatar a auto-estima das populações marginalizadas.
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