Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Uma preocupação inovadora dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN's é a inclusão da Sexualidade como tema transversal.
"Sabe-se que as curiosidades das crianças a respeito da sexualidade são questões significativas para a subjetividade na medida em que se relacionam com o conhecimento das origens de cada um e com o desejo de saber. (...) A oferta, por parte da escola, de um espaço em que as crianças possam esclarecer suas dúvidas e continuar formulando novas questões contribui para o alívio das ansiedades que muitas vezes interferem no aprendizado dos conteúdos escolares".
Com base nisso, é correto afirmar que:
a abordagem da sexualidade só deve ser iniciada a partir da puberdade, para que a contextualização seja mais eficiente.
temas relacionados à sexualidade são de competência exclusiva de professores de Biologia, por envolverem conceitos morfo-fisiológicos.
a proposta de Orientação Sexual considera a sexualidade nas suas dimensões biológica, psíquica e sociocultural, e por isso reúne contribuições de diversas áreas como Antropologia, História, Economia, Sociologia, Biologia, Medicina, Psicologia, entre outras.
é importante que o professor manifeste suas experiências sexuais e opiniões pessoais no ensino do conteúdo de Orientação Sexual, a fim de estimular o debate e promover uma identificação do aluno com o mestre.
considerando-se o baixo nível de conhecimento por parte dos pais dos alunos, a escola deve evitar ao máximo a interferência de familiares na construção e acompanhamento dos temas trabalhados em Orientação Sexual.
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