Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Segundo os PCN's, "São traços gerais das Ciências buscar compreender a natureza, gerar representações do mundo — como se entende o universo, o espaço, o tempo, a matéria, o ser humano, a vida —, descobrir e explicar novos fenômenos naturais, organizar e sintetizar o conhecimento em teorias, trabalhadas e debatidas pela comunidade científica, que também se ocupa da difusão social do conhecimento produzido". Com base nesse argumento, assinale a alternativa que reflete corretamente as atividades práticas no ensino das Ciências:
O uso de experimentação não deve ser estimulado antes do ensino médio, uma vez que crianças muito pequenas não têm o embasamento cognitivo necessário para a interpretação dos resultados.
É fundamental que todas as etapas de um experimento no ensino das Ciências sejam executadas pelo professor, que é responsável pela segurança da turma.
Os princípios da experimentação científica podem ser explorados em qualquer nível, desde que sejam feitas as simplificações necessárias.
No nível cognitivo dos alunos do ensino fundamental, quanto mais fragmentada for a área do conhecimento, mais fácil será a compreensão e a contextualização do mesmo.
É fundamental que os alunos do primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental sejam capazes de entender e utilizar equações matemáticas complexas, símbolos químicos e unidades de grandeza física, a fim de quantificar os conceitos trabalhados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...