Ao longo dos oito anos do ensino fundamental, espera-se que os alunos adquiram, progressivamente, uma competência em relação à linguagem que lhes possibilite resolver problemas da vida cotidiana, ter acesso aos bens culturais e alcançar a participação plena no mundo letrado. Para que essa expectativa se concretize, o ensino de Língua Portuguesa deverá organizar-se de modo que os alunos sejam capazes de, EXCETO:
- A. conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.
- B. valorizar a leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos criados pela literatura e pela possibilidade de fruição estética, sendo capazes de recorrer aos materiais escritos em função de diferentes objetivos.
- C. expandir o uso da linguagem em instâncias privadas e utilizá- la com eficácia em instâncias públicas, sabendo assumir a palavra e produzir textos tanto orais quanto escritos coerentes, coesos, adequados a seus destinatários, aos objetivos a que se propõem e aos assuntos tratados.
- D. utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem, compreender e fazer uso de informações contidas nos textos: identificar aspectos relevantes; organizar notas; elaborar roteiros; compor textos coerentes a partir de trechos oriundos de diferentes fontes; fazer resumos, índices, esquemas