De acordo com Nogueira (2007), desde a década de 1970, a interdisciplinaridade adentra o ambiente escolar e deixa professores e coordenadores pedagógicos em constante euforia na busca de uma práxis. Como melhor saída para sua prática, a pedagogia dos projetos parece de alguma forma suprir, com seus conceitos e didática, as necessidades de maneira mais dinâmica e ativa para praticar a interdisciplinaridade. Estes conceitos apontam para uma práxis em que
- A. a relação entre as disciplinas propõe um sistema sem fronteiras entre elas, cuja integração chega em um nível tão alto que é impossível distinguir onde começa e onde termina uma disciplina.
- B. exista a justaposição de diferentes disciplinas distintas, pois todas estão no mesmo nível hierárquico do currículo ou quando existe a integração de diferentes conhecimentos dentro da mesma disciplina.
- C. todos trabalham com o mesmo tema sem integrá-lo, ou seja, o professor reserva alguns minutos de sua aula para o tema do projeto. Nesse caso, nenhuma disciplina necessita emprestar seus diferentes saberes para outra.
- D. a tônica é o trabalho de integração das diferentes áreas do conhecimento, um real trabalho de cooperação e troca, aberto ao diálogo e ao planejamento, cujas diferentes disciplinas não aparecem de forma fragmentada e compartimentada, pois a problemática em questão conduzirá à unificação.