Infelizmente notícias como esta se repetem com frequência. Contudo, atividades extraescolares são inevitáveis e os professores devem estar preparados para evitar desfechos como este. No caso de afogamento, são corretos os seguintes procedimentos, EXCETO:
- A. Se a vítima estiver inconsciente, é muito provável que apresente a pele arroxeada, fria e ausência de respiração e pulso. Nesses casos, a reanimação deve ser rápida e eficiente; vire-a e passe a aplicar-lhe a respiração boca a boca. Se necessário, faça também massagem cardíaca.
- B. Uma vítima de afogamento pode estar desacordada quando o salvamento chegar. Se não estiver inconsciente e desacordada, certamente estará em pânico e terá grandes dificuldades de raciocinar. Procure segurá-la pela frente, de forma que a mesma sinta confiança em você e saia do estado de pânico.
- C. Quando você chegar à margem com a vítima, seu trabalho de salvamento ainda não terá terminado. Caso o afogado esteja consciente e só tenha engolido um pouco de água, basta confortá-lo e tranquilizá-lo. Se estiver sentindo frio, procure aquecê-lo. Em qualquer circunstância, é aconselhável encaminhá-lo a socorro médico.
- D. Se souber nadar bem, procure prestar socorro adequadamente. Verifique a existência ou não de correnteza ou de águas agitadas. Certifique-se do estado da vítima: se está imóvel ou debatendo-se. Mesmo os melhores nadadores encontrarão dificuldades em nadar contra uma correnteza e águas agitadas e qual a melhor maneira de chegar até a vítima.