As referências para formulação dos objetivos educacionais estão interligadas e sujeitas a contradições, não podendo ser tomadas isoladamente, pois, por exemplo, os conteúdos escolares estão em contradição não somente com as possibilidades reais dos alunos em assimilá-los, como também com os interesses majoritários da sociedade, na medida em que podem ser usados para disseminar a ideologia de grupos e classes minoritárias. O mesmo se pode afirmar em relação aos valores e ideais proclamados na legislação escolar. Isso significa que a elaboração dos objetivos pressupõe da parte do professor:
I. Uma avaliação crítica das referências que utiliza em face dos determinantes sociopolíticos da prática educativa. Uma avaliação da pertinência dos objetivos e conteúdos propostos pelo sistema escolar oficial, verificando em que medida atendam as exigências de democratização política e social.
II. Saber compatibilizar os conteúdos com necessidades, aspirações, expectativas da clientela escolar, bem como torná-los exequíveis face às condições socioculturais e de aprendizagem dos alunos.
III. Se perceber como agente de uma prática profissional inserida no contexto mais amplo da prática social, capaz de fazer a correspondência entre os conteúdos que ensina e sua relevância social, frente às exigências de transformação da sociedade presente e diante das tarefas que cabe ao aluno desempenhar nos âmbitos social, profissional, político e cultural.
Estão corretas as afirmativas
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