Analise a situação a seguir e responda às questões 19 e 20.
A professora Vânia costuma circular pela escola com seus alunos distribuídos em duas filas: uma de meninos e outra, de meninas. Em sala de aula, quando realiza um jogo didático, a competição se faz também entre meninas e meninos. Quando precisa dar um exemplo prático sobre algum conteúdo, se for um aspecto que evoque fragilidade e ternura, vale-se de situações da vida das meninas; se evocar vigor e agressividade, utiliza-se de situações que acredita serem do universo dos meninos.
Práticas cotidianas comuns, como as descritas no caso acima, ilustram um tipo de discussão sobre o currículo que questiona a forma como as diferenças de gênero são tratadas na escola. Esta discussão, caracteristicamente crítica, aponta que o currículo escolar vivido desta forma:
desfaz as práticas e concepções sexistas e competitivas, enfatizando a necessária igualdade entre os gêneros.
estimula que os alunos explicitem suas dúvidas acerca da sexualidade e expõe o debate sobre as diferentes opções neste campo.
constrói destinos sociais e produz identidades de gênero marcadas por diferenciação hierárquica, pouco contribuindo para a formação de vínculos de solidariedade.
respeita a pluralidade cultural e evita a exclusão de alunos dos ambientes onde forçosamente seriam discriminados.
demonstra que os problemas sociais advindos das diferenciações de gênero já foram superados no interior da escola, a partir da introdução de um currículo crítico.
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