Os Parâmetros Curriculares Nacionais apresentam uma série de temas transversais, dentre os quais a ética tem lugar de destaque. Em uma determinada escola, a equipe pedagógica definiu que o tema deveria ser trabalhado em aulas de Ensino Religioso. De acordo com as propostas dos PCN, este tipo de abordagem do tema ética:
contempla a orientação oferecida pelo documento, pois é da natureza do ensino religioso a discussão de questões éticas e de valores morais.
é coerente, apesar de o ensino acerca do fenômeno religioso envolver conteúdos próprios e não estar orientado para a formação de condutas morais
cria uma especialidade que o isola do currículo, comprometendo o princípio da transversalidade, e não reconhece sua presença nas experiências que ocorrem na escola e fora dela.
revela que a escola está buscando superar o duplo sistema de valores existentes em seu meio e na sociedade, através de ações que desvelem o Bem e o Mal.
ajuda os alunos a compreender que a ética é um fator aglutinador que está presente em todas as religiões, pois só é possível assumir posturas éticas por meio de uma prática religiosa.
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