Considere a situação relatada a seguir para responder às questões 15 e 16.
Ao corrigir os trabalhos de sua turma, a professora
Ana desenhava estrelinhas, acompanhadas de "parabéns",
quando os alunos acertavam tudo. Se apresentavam
dificuldades, escrevia: "Precisa estudar mais!" Através
desse procedimento, a professora julgava estar incentivando
seus alunos.
Tanto esta teoria de aprendizagem quanto este tipo de procedimento adotado pela professora vêm sendo alvos de críticas por parte de especialistas em Psicologia e em Educação. As críticas se referem ao fato de que esta teoria:
entende a criança como ser ora dotado de potencialidades, ora passivo, gerando ambigüidades psíquicas que podem provocar futuras propensões a variadas patologias mentais.
estimula uma interação exagerada com o meio ambiente e com o universo competitivo dos adultos, inibindo a fantasia própria do mundo infantil.
considera que só há aprendizagem quando a criança consegue ter visão do todo em um determinado conceito, que não é a soma de suas partes, mas algo que o ultrapassa.
compreende a educação como organização de situações estimuladoras por meio das quais se controla o comportamento das pessoas, sem considerar raciocínio, desejos, fantasias e as formas como se apropriam do conhecimento.
concebe a criança como um ser que vem ao mundo com estruturas cognitivas prontas para seu pleno desenvolvimento, bastando-lhe um adequado processo educativo para o despertar dessas estruturas.
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