Na véspera de uma prova, um aluno dedicou-se a memorizar os conteúdos que seriam abordados. Uma semana após a realização do exame, o aluno não mais se lembrava daqueles conteúdos. Sob o ponto de vista da psicologia da aprendizagem, pode-se afirmar que o esquecimento ocorreu porque:
a memorização não faz parte do processo de construção da aprendizagem e, por isso, não deve ser incentivada.
a aquisição de automatismos é fundamental para que ocorra a memorização e, posteriormente, a aprendizagem.
o aluno não estimulou suficientemente suas capacidades cognitivas a fim de conservar os conteúdos transmitidos, deixando de oferecer respostas satisfatórias.
tudo o que é decorado está destinado ao esquecimento, visto que o organismo não retém informações desnecessárias.
não houve aprendizagem real, visto que aprender implica modificação do sujeito, que pode, em seguida, aplicar os conceitos em novas situações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...