Compreendendo que é crucial o contexto de vida das crianças com quem trabalhamos para o processo de construção de um currículo, atentamos aos fatores sociais e culturais que as influenciam na construção de conhecimentos. Explicitando a grande diversidade sociocultural existente na escola, elencamos, nas alternativas, exemplos que retratam o contexto de vida de crianças alvo de uma pesquisa. Entretanto, uma das alternativas NÃO é coerente com essa discussão. Identifique-a.
- A. As condições de moradia, por exemplo, variavam muito. O tipo de construção da maioria era de alvenaria, mas algumas viviam em casa empestada, outros em casa própria ou alugada. A diversidade é marcante, ainda, em termos do número de cômodos, dos serviços que dispõe (como luz, gás, água encanada e telefone).
- B. O nível de escolaridade dos pais foi também bastante diversificado, pois havia os que possuíam o antigo primário completo ou incompleto, assim como os que concluíram o ensino fundamental, o ensino médio ou o ensino superior.
- C. Quanto à profissão dos pais, observou-se também grande variação: dentre os pais havia profissionais liberais (economista, professor etc.), trabalhadores manuais (metalúrgico, eletricista) e os que atuavam em serviços (de escritório cozinha motorista, segurança); dentre as mães havia também profissionais liberais, trabalhadoras manuais, outras que atuavam em serviços ou trabalhavam apenas em casa.
- D. A constituição familiar revelou, igualmente, a heterogeneidade de vida e dos contextos em que as crianças estavam inseridas: na maioria dos casos a criança vivia simultaneamente com seu pai e mão; em certas situações apenas com a mãe e às vezes havia outros parentes, tais como avós paternos ou maternos, algum tio.
- E. O panorama da diversidade é muito importante, pois dele se pode concluir que as crianças têm modos iguais de inserção e compreensão do mundo físico e social que as rodeia. Considerando-se, ainda, que a construção de conhecimentos a respeitos dos outros, de si mesmo e da realidade social é raramente determinada pelas ações e interações significativas da vida cotidiana.