Para que seja possível por em prática uma proposta pedagógica fundamentada em pressupostos teóricos sólidos de modo a atingir suas metas educativas, algumas diretrizes que orientam a organização do espaço e a exposição dos materiais pedagógicos seguem listadas nas alternativas, EXCETO.
- A. O trabalho pedagógico se desenvolve no espaço de toda a escola e também fora dela (nos passeios e visitas, por exemplo).
- B. O espaço da escola deve ser seguro e deve favorecer a ampla circulação das crianças, tanto nas salas de aula, quanto no pátio externo, na sala de refeições, banheiros, etc. é fundamental que as crianças conheçam o espaço e nele se movimentem livre e organizadamente.
- C. A organização da sala visa, pois, viabilizar que as atividades planejadas por professores e crianças se desenvolvam de maneira flexível, criativa e cooperativa. Essa organização não é estática: novos materiais vão sendo introduzidos ou antigos são rearrumados a fim de melhor atender a esse critério. É importante, também, que as próprias crianças sejam as responsáveis pela manutenção e conservação da sala e de seus materiais.
- D. Na sala de aula, os materiais pedagógicos precisam estar fora do alcance das crianças, para que o professor não perca o controle da turma e possa ir introduzindo gradativamente esses materiais conforme o conteúdo ministrado. É importantíssimo manter a organização e a disciplina. Por isso os materiais devem ficar dispostos em estantes, de preferência fechadas, resguardando assim a necessária autoridade docente.
- E. O ambiente da sala deve favorecer a mobilidade e iniciativa das crianças, promovendo a realização das atividades de forma coletiva e organizada, e, simultaneamente, possibilitando a exploração e a descoberta.