Em se tratando de práticas avaliativas na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, leia a formulação em destaque e identifique a alternativa que CONTRARIA o seu sentido.
- A. Não são apenas as crianças que crescem e aprendem. Todos constroem conhecimentos e nesse processo, têm dúvidas e dificuldades, fazem progressos e reestruturam suas formas de ação buscando alcançar os objetivos traçados.
- B. É necessário que a clássica forma de avaliar buscando os erros e os culpados seja substituída por uma dinâmica de avaliação capaz de trazer elementos de crítica e transformação ativa para o nosso trabalho.
- C. Em nome da qualidade do processo educativo, a criança deve ser por excelência o objeto da avaliação, sem que com isso se revele a estrutura de poder e autoridade da grande maioria das instituições educativas. Deve-se considerar que é o adulto que pode avaliar as crianças por sua pouca idade, assegurando inclusive que as crianças das classes populares sejam avaliadas a partir dos modelos de classe média, atenuando a visão preconceituosa e estereotipada.
- D. Todos são objeto e sujeito da avaliação: professores, equipe de orientação, supervisão e direção, funcionários da secretaria, cozinha e conservação, crianças, pais.
- E. O desempenho e as atitudes das crianças na creche ou na escola são extremamente influenciados pelas atitudes dos professores e pelo próprio contexto escolar, que é determinado pelos objetivos, normas e práticas da equipe técnico-pedagógica.