Identifique dentre os argumentos o que sinaliza para uma compreensão mais ampla tendo em vista a superação da falsa dicotomia entre cuidar e educar na educação infantil.
- A. O problema da separação entre cuidado e educação na educação infantil é uma decorrência da tentativa de consolidação do caráter assistencial substituindo-o pelo caráter pedagógico, o que deve ser defendido por todo educador de crianças pequenas.
- B. O desenvolvimento de propostas pedagógicas e curriculares como ações prioritárias a serem implementadas na educação infantil aponta como preocupação especial a promoção da função educativa da creche (crianças de zero a quatro anos), segmento que tem se caracterizado por um atendimento predominantemente assistencial, deficitário no aspecto pedagógico. Torna-se fundamental compreender que imprimir um caráter educacional ou pedagógico é fazer inovação na educação infantil.
- C. A vinculação da educação infantil ao sistema de ensino reforça a visão escolarizada nesta área, pois são comuns as práticas pedagógicas voltadas para o ensino de conteúdos. Nessa faixa etária as crianças necessitam de cuidados que devem se sobrepor a função de repasse de conteúdos escolares.
- D. Advogar pela introdução do pedagógico na educação infantil como solução, no sentido de superar o caráter discriminatório, pejorativo e moralizador de muitas das iniciativas classificadas como assistenciais, supõe uma interpretação limitada e unívoca do que se toma como pedagógico, impossibilitando que outras vozes e outros entendimentos da questão possam vir à discussão. A transformação do espaço da educação infantil em escola é causada pela falta de compreensão adequada do que é ser criança, o que compromete a necessária articulação cuidar-educar neste atendimento.
- E. É necessário reconhecer e consolidar a dicotomia função assistencial X função educacional da educação infantil, enfatizando o caráter de regulação social das chamadas práticas pedagógicas e seu caráter ativo na produção dos sujeitos infantis.