Questão número 70692

Acerca da importância da intervenção didático-pedagógica do professor no processo de aprendizagem da lecto-escrita, destacam-se os pressupostos da psicogênese da língua escrita. Identifique a formulação que se refere a essa perspectiva.

  • A. Ler é, antes de tudo, dominar a técnica de leitura e escrita. Primeiro aprende-se identificar letras, sílabas e palavras, para em seguida conseguir decifrar frases e textos pequenos e simples. Só depois deste processo é que se tem contato com textos e com a linguagem utilizada cotidianamente.
  • B. A ênfase deve se dada aos aspectos gráficos e psicomotores como requisitos para prontidão da alfabetização, isto é, bom traçado, boa coordenação motora e boa discriminação visual e auditiva. O aluno aprende a língua memorizando, repetindo e associando informações sobre as letras, silabas e sons, dadas pelo professor.
  • C. Ensina-se a ler e a escrever a partir da apresentação de unidades menores, em uma progressão que pretende ir do mais simples para o mais complexo, numa sequência fixa estabelecida pelo professor ou pelo livro didático, privilegiando o processo de decodificação. Dessa forma, o método deve focalizar aspectos essenciais no processo de alfabetização que são a relação entre grafemas (letras) e fonemas (sons) e a identificação e descriminação de diferentes sons (consciência fonológica). Segue-se a seguinte lógica: primeiro se ensinam os nomes e as formas das letras isoladamente, na sequência alfabética e também salteada, liga as consoantes às vogais, para depois trabalhar com as sílabas e, em seguida, com as palavras, frases, para, finalmente, chegar a textos inteiros.
  • D. Ao alfabetizar o professor deve fundamentar-se na seguinte lógica: as sentenças são as partes de um todo maior, mais interessante e significativo. Inicialmente, apresentam-se, gradativamente, partes de uma história completa que os alfabetizandos irão memorizar. O professor conta uma história e faz com eles escute-a, teçam comentários e fixem a ordem em que acontecem os fatos. Em seguida, lê o texto e os alfabetizando repetem. Posteriormente, faz-se o reconhecimento das frases dentro e fora de ordem. A seguir, acontece a decomposição do texto em frases, depois em palavras, em sílabas e finalmente em letras ou sons.
  • E. A criança constroi sistemas de representação para compreensão do mundo em que vive e, à medida que a escrita é um objeto cultural produzido historicamente pela humanidade e presente nas situações do seu cotidiano, a criança elabora e desenvolve esquemas cognitivos para compreendê-lo. Este processo de apropriação inicia-se antes da entrada à escola, na relação da criança com a língua escrita. A função da escrita é apreendida nestas relações de interações em suas múltiplas possibilidades.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...