A avaliação institucional escolar tem a finalidade de identificar o andamento e a qualidade de atividades-fim (ensino, pesquisa e extensão) e atividades-meio (gestão acadêmica e administrativa). Nesse contexto, a avaliação institucional
- A. configura-se em um processo que pressupõe a participação coletiva dialógica, priorizando a autoavaliação da implementação das ações planejadas para a consecução das metas e dos objetivos estratégicos institucionais.
- B. tem, como resultado esperado, a avaliação do corpo docente e discente, a partir dos resultados do relatório de gestão anual e do relatório de ação institucional, objetivando corrigir distorções e disciplinar a atuação pedagógica.
- C. constitui-se como um processo pontual de análise dos meios, dos métodos e dos processos de comparação e classificação dos resultados dos itens e dos sujeitos avaliados.
- D. caracteriza-se como um instrumento de apreciação classificatória das práticas educacionais e de gestão da escola por parte da instituição e do MEC, identificando a coerência entre as ações e os documentos institucionais.