A partir dos anos 90, no Brasil, ressurgiram os cursos superiores de tecnologia. Naquele contexto, essa oferta educacional objetivava
- A. formar profissionais com qualificação de nível técnico que dominassem os fazeres da profissão em tempo reduzido, desenvolvendo competências e habilidades específicas de cada área profissional com a finalidade de atender as demandas formativas do desenvolvimento do País e do alargamento das relações internacionais.
- B. formar profissionais qualificados em áreas específicas e em tempo mais reduzido, considerando a busca pelo desenvolvimento tecnológico, o incremento do mercado brasileiro e o alargamento das relações internacionais, ampliando, assim, a oferta de emprego para quem possuísse maior qualificação profissional.
- C. habilitar tecnólogos com sólida formação técnica, em nível intermediário, entre os níveis médio e superior, para atender as necessidades de mão de obra qualificada do mercado de trabalho do País.
- D. habilitar tecnólogos com sólida formação técnica em nível de especialização lato sensu, para atender as necessidades de mão de obra qualificada do mercado de trabalho do País.